23 de outubro de 2011

CURRÍCULO MÍNIMO - Língua Portuguesa e Literatura / 8º ANO

3° Bimestre

Foco do bimestre:   CANÇÃO, CORDEL

Habilidades e Competências

                 Leitura

  • Perceber a diferença entre o poema escrito, o poema falado e a letra de música.
  • Perceber as modulações e alterações de sentido produzidas pelo artista que interpreta oralmente um texto. escrito (falado ou cantado).
                  
              Uso da Língua

  • Observar a marcação das falas dos personagens num texto teatral.
  • Observar regularidades de ordem fonológica que podem criar diversos efeitos sonoros e rítmicos.
  • Perceber e valorizar a ocorrência de variações dialetais devido a fatores geográficos e históricos.
  •  Identificar os mecanismos de construção da linguagem figurada.
  •  Reconhecer o valor expressivo do adjetivo em descrições de cenários e caracterizações de personagens.
                
               Produção Textual
  • Apresentar letras das canções populares mais apreciadas pela turma, comparando os recursos expressivos usados em cada uma.
  •  Produzir cordel recontando determinada narrativa já lida na forma de conto ou romance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Volte outras vezes!